Share on Google+

Neruda


Sinopse Na trama, quando a Guerra Fria chega ao Chile, o ex-senador comunista e escritor vencedor do Prêmio Nobel Pablo Neruda começa a ser perseguido pelo Governo de Gabriel González Videla. O policial Óscar Peluchonneau (Gael Garcia Bernal) é designado para prender o poeta e sua esposa, a pintora argentina Delia del Carril. Os dramáticos acontecimentos de sua nova vida como um fugitivo, inspiram Neruda a escrever sua coleção épica de poemas, "Canto Geral".

Share on Google+

Informações


Título no Brasil Neruda
Título Original Neruda
Ano Lançamento
Gênero Drama
País de Origem Chile / Argentina / França / Espanha / EUA
Duração107 minutos
Direção
Estreia no Brasil 15/12/2016
Estúdio/Distrib. Imovision
Idade Indicativa 14 anos

Elenco


... Óscar Peluchonneau
... Pablo Neruda
>> Ver todo o Elenco...

Trailer



Comentários


17/12/2016 - Sérgio Sarmento (63 anos)

  Ótimo
Denunciar
Assisti NO CINEMA, nesta manhã, quando do lançamento efetivado em 14.12. Passado e para mim apresentado, na sessão especial, dos sábados matinais. Olha! Com este belíssimo filme dou prosseguimento na minha saga de ver muitos filmes que " ninguém assiste " e este mais gente, ainda, não vai "chegar muito menos perto". Pois o poeta chileno, ganhador do prêmio Nobel de Literatura de 1971, poucos, pouquíssimos o conhecem. Mas afora isso é um lindo filme! Nos fala da perseguição (em terras chilenas) e posteriormente o exílio, na França, do grande Pablo Neruda. É claro que a história mesmo não é bem assim contada pelo diretor Larrain. Mas ficou ótimo pelo enfoque dado pelo roteirista do filme. E depois o diretor consegue, magistralmente, colocar poesia na forma de filme (não esqueçamos que estamos falando do grande NERUDA). Portanto, como vemos, não é uma cinebiografia convencional. Tem muito de poema neste filme. A perseguição ao poeta, dentro do Chile, é uma coisa muito bem pensada. Pois fica como se fosse um dubiedade ao extremo. As vezes acreditamos que exista tal personagem perseguidor, mas em outras não. Mas ao ficar neste lance de caça e não caça é que a coisa se torna genial. Isso serve ao mesmo tempo para mostrar, ou até veladamente, que o perseguidor procura ser tão famoso como o perseguido. Tem uma cena muito criativa e até ilustrativa é quando o caçador, vivido esplendidamente por este ator mexicano notável que é Gael Garcia Bernal, e narra que ele " agora vai sair de ser só um personagem de papel para se tornar um de sangue ". Muito bom isso daí. E só prova a inteligência deste jovem diretor Larrain. Um argentino de 40 anos. Este filme chamado Neruda é até bem mais leve que seus anteriores. Notadamente o, hoje, clássico O CLUBE (2015) com resenha entusiástica minha no site IF de 03.10.2015. E depois o filme tem um elenco sensacional a começar pelo sempre ótimo Gael Garcia Bernal. Por um ator que não conhecia mais faz um Neruda quase perfeito. Falo de Luis Gnecco. E da atriz Mercedes Morán. Confirmo que o roteiro é muito bom. Uma linda fotografia usando um cinza esmaecido para "nos jogar" literalmente no ano 1948, ou seja, três anos após a Segunda Grande Guerra (palavras ditas no filme). Com uma obra bem formatada da edição. E a direção de arte é algo especial. O filme, de tão especial, foi indicado pelo Chile na corrida do Oscar estrangeiro de 2017. Mas ficou na seleção preliminar, não alcançando a final com os outros concorrentes. Enfim! É filme que tem o rotulo de "para poucos". Coisa que sempre lamento que pouquíssimos conheçam uma personalidade como PABLO NERUDA (1904/1973) E que, o pior para mim que amo CINEMA, não possa prestigiar uma obra de exceção como é este NERUDA (2016). O meu "TENHO DITO" NÃO vou proclamar, pela minha TRISTEZA, da decepção, pelo pouco conhecimento das pessoas.

29/12/2016 - Leonardo Pereira Ribeiro (31 anos)

  Não vi
Denunciar
Meu querido, Sarmento eu também sou apaixonado por filmes que ninguém assisti, pois eles costumam ser muito bons, mas infelizmente o acesso a esses filmes é muito complicado.

Novo Comentário
Faça seu comentário, mas por favor, siga estas regras:
- Não faça perguntas, faça comentários sobre o filme;
- Não conte o final do filme nem partes importantes para o desfecho, mas se necessário marque o texto;
- Seja objetivo e descreva o porquê de sua nota;
- Se você ainda não assistiu ao filme, dê nota "Não vi";
- Não critique outros comentários, apenas faça o seu, sem preconceitos;
- Se você não gosta deste gênero de filme, é melhor não comentar;
- Comentários que descumprirem estas regras, serão excluídos totalmente.

 Agradecemos a colaboração. Bom uso!

O Texto Contém Spoiter? Sim / Não     Selecione o texto com "Spoiler" e click aqui.

Nome: Idade:  Nota:

Últimos Visitados

Neruda (Neruda)

Copyright © 2016 www.interfilmes.com - Todos os Direitos Reservados. Acesse a Política de Privacidade.