Share on Google+

A Terra e a Sombra

  (La tierra y la sombra)
Sinopse Após 17 anos de ausência, Alfonso, um velho fazendeiro, retorna à casa para cuidar do filho, que está muito doente. Ele, então, redescobre o antigo lar, agora habitado pela ex-mulher, a nora e o neto. A propriedade parece uma terra abandonada, com grandes campos de cana de açúcar e um céu de constantes nuvens escuras. Nesse lugar, Alfonso tenta se reencontrar e, assim, salvar sua família.

Share on Google+

Informações


Título no Brasil A Terra e a Sombra
Título Original La tierra y la sombra
Ano Lançamento
Gênero Drama
País de Origem Colômbia / França / Países Baixos / Chile / Brasil
Duração97 minutos
Direção
Estreia no Brasil 17/12/2015
Estúdio/Distrib. Pandora Filmes
Idade Indicativa 10 anos

Trailer



Comentários


24/03/2016 - Sérgio Sarmento (62 anos)

  Ótimo
Denunciar
Assisti nesta tarde NO CINEMA, e já em segunda semana de lançamento, em minha cidade. Olha! Filme sensacional. Emotivo, triste, solidário, comunicativo (apesar de ser pouco dialogado) mas acima de tudo de uma tristeza contagiante. Uma obra simples, mas de um poder de denuncia que me surpreendeu pela forma de ser apresentado. O filme é uma produção colombiana e mais quadro países inclusive o nosso Brasil. É obra que trata dos conflitos da terra. De um povo pobre. De gente que está a procura de uma esperança. Por mínima que seja. Onde vemos a exploração do homem sobre o seu semelhante. É um filme que procura resgatar (arrumar, reaver) um passado através de um homem que saiu, após 17 anos, de um lugar diferente (outro modo de sobrevivência) e que ao retornar está totalmente motificado. E que procura reagrupar sua família perdida em um meio de um enorme canavial. Em uma fotografia muito diferente e linda. Onde o destaque é uma terra árida e com um pó (de poeira) muito grande. E com destaque para uma casa no meio do nada e que permanece quase 100% fechada. Dando uma aparência interna das tais sobras (curiosas) que nos fala este belíssimo e bizarro título do filme. O primeiro quarto de hora do filme é mais para um deslumbramento. O que o torna de uma mesmice de dar nos nervos. Para explodir em seguida quando nos é mostrado a dificuldade dos cinco protagonistas para sobreviver em um mundo totalmente inóspito para qualquer ser humano. Dos atores ao que parece só as duas mulheres são profissionais. Sendo o restante uns amadores que o diretor observou, por perto, e foram convidados e treinados por um profissional de palco. Que no caso foi uma brasileira chamada Fátima Toledo. Que por sinal realizou um grande trabalho. Tem duas cenas que me chamou a atenção pela sua dramaticidade. Uma á a do lindo cavalo negro e sua enorme disparada. Que coisa linda aquilo. Provando que a liberdade sempre estará ao nosso alcance. O segundo momento é a da grande queimada da plantação do canavial. Que coisa mais poderosa aquilo. Aquele fogo dá um medo enorme para quem está assistindo. O filme é quase sem música. Ou sem barulho. É temos só a existência do som natural das coisas. Mas aquele silêncio é o "barulho" mais eloquente e principal, no sentido de ser arrasador, da maioria dos filmes de ação que assisti este ano NO CINEMA. É mais uma obra colombiana a demonstrar seu prestigio ao mundo (ganhou um prêmio em Cannes 2015) do ano passado e que por hora estamos assistindo. O outro foi o Abraço da Serpente (2015) que concorreu, entre outros, ao prêmio Oscar de melhor filme estrangeiro de 2016. E não querendo ser repetitivo. Só digo mais uma vez: Que filme mais cativante! Coisa rara mesmo! Cruzes!

27/05/2016 - Adriana (34 anos)

  Ótimo
Denunciar
Uma obra prima que reflete uma triste realidade. Cativante, melancólico, de se arrepiar. Isto e cinema de qualidade, arte. Por outro lado, e preciso refletir. Não e só na Colômbia. A queima da cana de açúcar e amplamente praticada no Brasil, e a situação exposta no filme não e alheia a nos, nosso meio ambiente e a saúde das pessoas que moram em regiões próximas a canaviais esta em risco.

Novo Comentário
Faça seu comentário, mas por favor, siga estas regras:
- Não faça perguntas, faça comentários sobre o filme;
- Não conte o final do filme nem partes importantes para o desfecho, mas se necessário marque o texto;
- Seja objetivo e descreva o porquê de sua nota;
- Se você ainda não assistiu ao filme, dê nota "Não vi";
- Não critique outros comentários, apenas faça o seu, sem preconceitos;
- Se você não gosta deste gênero de filme, é melhor não comentar;
- Comentários que descumprirem estas regras, serão excluídos totalmente.

 Agradecemos a colaboração. Bom uso!

O Texto Contém Spoiter? Sim / Não     Selecione o texto com "Spoiler" e click aqui.

Nome: Idade:  Nota:

Últimos Visitados

A Terra e a Sombra (La tierra y la sombra)

Copyright © 2016 www.interfilmes.com - Todos os Direitos Reservados. Acesse a Política de Privacidade.